HUAWEI HiConfig - configuração de roteadores em massa

Por Edmilson M. - Publicado em terça, 26 outubro 2021
HUAWEI HiConfig - configuração de roteadores em massa

A Huawei possui em seu portfólio uma vasta gama de produtos para áreas distintas, com destaque especial para as suas soluções no âmbito de telecomunicações, atualmente com grande ascensão e aderencia aqui no Brasil.

A fim de estreitar seu laço com os provedores, principalmente com os de pequeno e médio porte, ela lançou neste semestre o software HUAWEI HiConfig, responsável por possibilitar a configuração de roteadores em larga escala.

Atualmente apenas o roteador WS5200 V3 oferece suporte a essa ferramenta, contudo a tendência é que esse software atenda um número maior de roteadores com o passar do tempo.

Até então, antes do lançamento dessa nova ferramenta, toda a configuração dos roteadores deveriam ser feitas manualmente, como por exemplo, a alteração de endereços IP, mudança em seu modo de funcionamento, alterar o nome da rede wireless e/ou sua chave criptografica, dentre outros. Tais processos poderia levar em média 7m para serem completados. Com o advento dessa nova ferramenta agora é possível configurar até 100 roteadores de forma simultânea, reduzindo drasticamente o tempo gasto na realização dessas tarefas.

Outra função interessante é que mesmo o roteador sendo resetado fisicamente pelo usuário, ele manterá as modificações feita em seu firmware conforme configurado inicialmetne pelo provedor, reduzindo o número de visitas técnicas ao cliente na ocorrência desses tipos de situações, que no final das contas é um incidente que exigia um bom tempo para ser solucionada.

O software HUAWEI HiConfig é disponibilizado gratuitamente aos clientes da empresa, demandando baixo conhecimento para o seu uso. Para usá-lo basta separar um PC e um switch, organizar todos os roteadores que serão configurados na mesma estrutura física (layer 2), abrir o software, preencher os parâmetros a serem configurados e enviar para todos os dispositivos em broadcast.

Apesar desse software atualmente funcionar apenas com o roteador WS5200 V3, tido como carro-chefe para o público ao qual é destinado, futuramente espera-se que vários roteadores já comercializados pela empresa e os que ainda estão para serem lançados tenham suporte a esse software, tudo irá depender da demanda por parte de seus clientes.

 

Fontes

https://www.arandanet.com.br/revista/rti/artigo_tecnico/93-Novo-Software-HUAWEI-HICONFIG-permite-configuracao-massiva-e-pratica-de-roteadores-e-atende-necessidade-de-pequenos-provedores.html

https://consumer.huawei.com/br/routers/hiconfig/

https://consumer.huawei.com/br/routers/ws5200-new/

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Fale Conosco