Mesmo com a COVID-19, investimentos em telecom mantém seu ritmo

Por Edmilson M. - Publicado em terça, 28 setembro 2021
Mesmo com a COVID-19, investimentos em telecom mantém seu ritmo

Os investimentos em banda larga estão cada vez maiores e mesmo com a pandemia da COVID-19 esses números não param de crescer.

Segundo a revista RTI [1], os investimentos para o primeiro trimestre de 2021 somam-se em R$ 7,6 bilhões, o maior desde 2014 se considerado a correção do valor pela inflação.

A expectativa de crescimento para o setor ainda é mais promissora para os próximos meses com a retomada gradativa das atividades comerciais. Mesmo assim é possível acelerar a popularização e a extensão do acesso a banda larga através de alguns incentivos fiscais, a citar como exemplo a implantação de programas com foco na redução da carga tributária.

Segundo o panorama da ANATEL [3], os contratos de telecomunicações atingem o valor de 332,5 milhões de assinaturas em junho de 2021. Deste valor, uma média de 12% corresponde aos acessos de banda larga fixa, 74% para os acessos móveis, e o restante divididos entre TV por assinatura e acesso via telefonia fixa.

As prestadoras de pequeno porte, que segundo a ANATEL [4] corresponde as operadoras com abrangência de até 5% no mercado de varejo ao qual atuam, são responsáveis pelo avanço na distribuição do acesso a Internet de banda larga em regiões mais afastadas das capitais.

Através do panorama da ANATEL [3] é possível verificar que com o passar dos anos as operadoras de pequeno porte estão se aproximando cada vez mais das grandes prestadoras no que diz respeito ao fornecimento de acesso a banda larga fixa, se somando todos os acessos de cada grupo.

Outro ponto interessante observado no panorama disponibilizado pela ANATEL [3] é a evolução dos acessos por faixa de velocidade, que segue uma curva exponencial se considerado os últimos anos. Tal evolução se deve ao advento de novas tecnologias assim como a grande aderência por parte dos provedores no geral ao meio de transmissão por fibra óptica.

Apesar da constante evolução, existem muitos locais no Brasil que carecem por falta de acesso a Internet, contanto o cenário é animador a respeito do futuro, onde a previsão é de que esses locais sejam em breve atendidos pelas prestadoras de pequeno porte, e dessa forma contribuindo diretamente para a inclusão digital em nosso pais. 

 

 

Fontes

1. https://www.arandanet.com.br/revista/rti/noticia/2484-Telecom-investiu-R$-7,6-bilhoes-no-1%C2%BA-trimestre-de-2021.html

2. https://blog.intelbras.com.br/como-esta-o-mercado-de-banda-larga-para-provedores-no-brasil/

3. https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/acessos/banda-larga-fixa

4. https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/prestadoras-de-pequeno-porte

 

Imagem da capa

https://pixabay.com/pt/photos/torre-de-telecomunica%c3%a7%c3%b5es-6609432/

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Fale Conosco