Potência, Corrente e Tenção Elétrica

Por Lucas Henrique Celegato - Publicado em sexta, 03 maio 2024
Potência, Corrente e Tenção Elétrica

Apesar de estar no nosso dia a dia, dúvidas sobre o consumo de energia de um equipamento ou qual fonte selecionar para sua alimentação podem surgir no momento da compra.

Nesse sentido, é importante conhecer algumas medições que caracterizam o consumo do equipamento, como a Tenção, Corrente e Potência

Corrente elétrica

É a medida da quantidade de elétrons circulando pelo ponto medido do circuito, representando a quantidade de corrente que está passando pelo seu equipamento. A corrente elétrica é medida em Ampheres ( A ) e tem relação direta com o aquecimento dos dispositivos. Um equipamento com uma alta corrente elétrica possui uma grande quantidade de eletrons circulando, o que gera aquecimento e riscos de incendio caso os cabos não sejam espeços o suficiente para a passagem da corrente.

A corrente normalmente tem como dispositivos de segurança fusíveis e disjuntores que cortam a ligação do circuito caso o consumo ultrapasse o seu limite de operação, como no caso de um curto circuito. Ao verificar qual corrente é necessária para o seu dispositivo, certifique-se de sempre ter o fornecimento necessário ou superior ao que foi solicitado pelo dispositivo.

Tensão elétrica

É a medida da difereça de potêncial elétrico entre dois pontos. Essa diferença de potencial direciona a corrente elétrica e é responsável por romper a resistência elétrica de um material, permitindo a existência do fluxo de eletrons por ele.

A tensão elétrica pode ser separada em dois tipos principais, a tenção alternada e a tenção contínua, o que proporciona dois tipos de correntes elétricas e é importante verificar com qual tipo e valor de tenção os dispositivos da sua rede operam, para que o seu fornecimento seja exatamento o esperado pelo equipamento.

Tenção Alternada
Ou corrente alternada (AC)

Tenção alternada

A tenção alternada, é a utilizada para a distribuição da eletricidade nas residências e estabelecimentos do país, sendo caracterizada pela mudança da tenção em função do tempo, o que proporciona uma mudança na direção da corrente.

Para medir a tenção alternada normalmente utilizamos o valor RMS, o que corresponde a tenção máxima dividida pela raiz quadrada de 2. Como exemplo, uma tenção máxima de 179,6v dividida pela raiz quadrada de 2 temos uma tenção RMS de 127v.

O inverso também pode ser aplicado como por exemplo uma tenção rms de 220v multiplicada pela raiz de 2 informa uma tenção máxima de 311,1v. Como no Brasil a energia alterna em uma frequência de 60hz, temos a tenção variando de 311,1v para -311,1v para 311,1v num total de 60 vezes por segundo, podendo ser representada graficamente com um formato de uma senoide

A tenção alternada tem como uma de suas principais vantagens, a fácil alteração de seu valor para tenções extremamente altas ou tenções mais baixas através de transformadores, facilitando o transporte pelas redes.

Tenção Contínua
Ou Corrente contínua (CC)

tenção continua

A tenção contínua é muito utilizada em circuitos eletrônicos e tem como uma grande vantagem a capacidade de ser facilmente armazenada, como com a utilização de baterias e capacitores.

A tenção contínua pode ser convertida a partir da corrente alternada utilizando de fontes chaveadas ou outros tipos de fontes e pode ser convertida para energia alternada atravéz de um inversor.

Com a tenção permanecendo fixa, não há alteração na direção do fluxo da corrente, que permanece se movimentando sempre na mesma direção.

Potência

Potência é a medida da capacidade de um dispositivo transformar energia em uma unidade de tempo, como por exemplo um motor transformando energia elétrica em energia de movimento (cinética) ou um chuveiro transformando a energia elétrica em energia térmica para esquentar a água.

A potência pode ser utilizada sempre que houver a realização de trabalho por um determinado tempo e é muito utilizada para identificar o consumo elétrico de um equipamento, tendo sua unidade no sistema internacional sendo o watt ( W ) e podendo ser encontrada a partir da multiplicação da tenção pela corrente consumida por um equipamento.

Potencia

P: Potência medida em watts (W)
U: Diferença de potêncial elétrico medida em volts (V)
I: Corrente elétrica consumida medida em ampheres (A)

Com essa formula podemos realizar a comparação do consumo de equipamentos independente de qual tenção operam ou qual corrente consomem. Como por exemplo podemos concluir que um equipamento de 12V e 2A possui o mesmo consumo de um equipamento de 24V e 1A

Exemplos

Com o conhecimento sobre a realação dessas três medidas podemos realizar algumas comparações e conclusões mesmo que só tenhamos 2 delas, pois podemos utilizar a formula da potência para descobrir a terceira informação.

Como por exemplo, ao comparar dois dispositivos com 1500W de potência sendo um 127v e o outro sendo 220v, sabemos que ambos terão o mesmo consumo contudo, o dispositivo em 127v utilizará uma corrente elétrica superior, necessitando assim de um cabeamento melhor que o dispositivo de 220v, a fim de que não haja aquecimento dos condutores.

Outra utilização pode ser ao realizar a compra de uma fonte de alimentação para algum dispositivo, onde devemos observar se a fonte opera dentro da faixa de tenção suportada pelo dispositivo e se ela consegue fornecer a corrente consumida pelo equipamento, como exemplo uma fonte de 36W e 12V pode ser utilizada para alimentar um equipamento com consumo de 12v e até 3A.

Fontes
https://learn.sparkfun.com/tutorials/voltage-current-resistance-and-ohms-law/all
https://www.khanacademy.org/science/physics/work-and-energy/work-and-energy-tutorial/a/what-is-power
https://www.allaboutcircuits.com/textbook/direct-current/chpt-2/power-electric-circuits/#:~:text=Rather%2C%20power%20is%20the%20combination%20of%20both%20voltage,at%20which%20electric%20charges%20move%20through%20a%20conductor.
https://en.wikipedia.org/wiki/Power_(physics)

Imagens do circuito
https://everycircuit.com/

Imagem de capa
https://pxhere.com/pt/photo/546725#google_vignette

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Fale Conosco