Os cabos para CFTV realmente precisam ser homologados pela ANATEL?

Por Edmilson M. - Publicado em quarta, 11 agosto 2021
Os cabos para CFTV realmente precisam ser homologados pela ANATEL?

Até o ano de 2019 os cabos destinados as aplicações de CFTV (sistema de vigilância por vídeo) não precisavam de homologação por parte da ANATEL, contanto a partir de 2020 a homologação tornou-se obrigatória também para esses tipos de produtos.

Já é de conhecimento público que no Brasil a ANATEL é o órgão regulamentador para todo e qualquer equipamento eletrônico usado na área de telecomunicações, contanto alguns dos produtos mais simples e sem componentes elétronicos-como é o caso dos cabos de CFTV, conectores, dentre outros elementos passivos (que não precisam de alimentação)-causavam muitas dúvidas, até mesmo nos profissionais da área, se essa linha de equipamentos teriam de fato a obrigatoriedade de serem homologados.

Assim como os cabos de rede precisam atender a todos os requisitos da aplicação ao qual fora destinado, os cabos de CFTV não são uma exceção, apesar dos requisitos para a sua homologação serem mais flexiveis.

Não é difícil encontrar no mercado cabos de par trançados destinado a aplicações de CFTV com uma qualidade extremamente baixa, citando como exemplo os que possuem condutores com diâmetro menor que o recomendado, modelos que empregam uma alta concentração de alumínio na composição de seus condutores, uso de capas externas de baixa qualidade, além outras técnicas a fim de reduzir seu custo de produção. A homologação vem como alternativa para certificar-se de que o produto realmente irá atender aos requisitos mínimos quando empregados numa rede de CFTV.

Mais detalhes sobre os requisitos divulgados pela ANATEL na homologação dos cabos de pares metálicos destinado as aplicações de CFTV podem ser consultados através da consulta pública nº 41, publicada pela própria agência.

 

Fontes

https://sistemas.anatel.gov.br/SACP/contribuicoes/TextoConsulta.asp?CodProcesso=C2270&Tipo=1&Opcao=1

 

Imagem da capa

https://www.embarcados.com.br/processo-de-certificacao-anatel-e-simplificado-durante-pandemia/

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Fale Conosco